sexta-feira, 29 de março de 2013

Guerreiros Errantes (Sword Gale) - Mythos



A pouca quantidade de lançamentos de Fantasia Medieval não é garantia de que um título desse estilo por aqui lançado vá chamar atenção dos fãs, nem ter boas vendagens.

Este foi o caso do mangá de Sumi Arizaka entitulado "Sword Gale", editado no Brasil pela Mythos Editora (que atualmente está editando duas revistas do Conan, o Bárbaro).

Lançado aqui com o péssimo nome de "Guerreiros Errantes", o mangá não passou do número 1.

A arte do mangá é legal, e a história de "Sword Gale" parte de uma premissa legal, mas a narrativa é confusa e truncada- por vezes mal explicada.

Não vi a edição original, então não posso ter certeza, mas me parece que isso foi causado por faltarem "pedaços" (quadrinhos ou páginas) da HQ , o que não é uma prática nada incomum no Brasil,os antigos leitores de Conan da editora Abril que o digam.

O porque do fiasco de "Sword Gale" tem várias explicações: falta de divulgação por parte da editora (problema comum para editoras pequenas como a Mythos); tradução ruim;ou mesmo qualidade gráfica questionável da edição brasileira, e por aí vai.

Mas apesar dos problemas editoriais, existe também outra questão, especialmente comum entre os fãs de mangá; a maioria só segue a "moda", o mangá de sucesso do momento, e não presta atenção aos lançamentos de mangás "desconhecidos".

Um mangá que não esteja na moda, ou pouco conhecido no Brasil passa quase despercebido- ou se percebido, os fãs não tem interesse de conhece-lo melhor.

Já ia me esquecendo, um pouco sobre a história de "Sword Gale": é um mangá de espada e magia que conta a historia de um grupo de aventureiros refugiados do reino de Armilia, invadido e dominado por Bikakshidan. 

Após fugir da cidade imperial quando esta estava sendo atacada, os aventureiros tentam alcançar um distante reino aliado (Titosseram) para pedir ajuda e libertar Armilia, sendo que durante esse trajeto muito imprevistos acontecem."

(Origem Dotaku o diario do otaku resenha "TP" colaborador do Dotaku)


dimensão/formato: pocket
lombada: quadrada
cor: preto e branco
paginas: 100
estado: em bom estado
valor: $5,00





Um comentário:

  1. achei esse manga no sebo da minha cidade por apenas 1,50, resolvi comprar, e eu concordo achei a narrativa confusa e algumas coisas acontecem meio aleatorias, e a luta foi bem chata vamos assim dizer, entendo nao fazer sucesso e noa ter continuação.

    ResponderExcluir